OS SENTIDOS DA INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES SOBRE DIFERENTES CONCEITOS

Autores

  • Tatiana Ferreira Santos Universidade Estadual Paulista UNESP, Campus de Franca
  • Barbara Oliveira Rosa Universidade Estadual Paulista UNESP, Campus de Franca
  • Helen Barbosa Raiz Engler Universidade Estadual Paulista UNESP, Campus de Franca

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p265-274

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Fragmentação do Conhecimento. Unidade do saber.

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre os sentidos atribuídos ao conceito de interdisciplinaridade e explicitar as intencionalidades apresentadas pelos principais autores que pesquisam e publicam sobre a temática. Desta forma, o escrito configura-se em um estudo teórico a partir da revisão bibliográfica e documental de autores referência em interdisciplinaridade no Brasil. Como principal apontamento evidenciado no estudo, destaca-se a necessidade de compreender as intencionalidades que fundamentam a interdisciplinaridade apresentada por diferentes autores. Tal questão demonstra que existem interdisciplinaridades plurais e o que se destaca são suas finalidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Ferreira Santos, Universidade Estadual Paulista UNESP, Campus de Franca

Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Educação Ambiental e Graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes. Integrante do Grupo de Estudos e  Pesquisa em Educação Ambiental - GEPEASE. .Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - Demanda Social (03/2017- Atual), protocolo n. 1696812.

Barbara Oliveira Rosa, Universidade Estadual Paulista UNESP, Campus de Franca

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Faculdade de Ciência Humanas e Sociais - UNESP de Franca/SP. Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - Demanda Social (03/2017- Atual), protocolo n. 1696812. Mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Graduada em Filosofia pela Universidade de Franca (2017). Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014).

Helen Barbosa Raiz Engler, Universidade Estadual Paulista UNESP, Campus de Franca

Pós-doutoramento na Universidade de Aveiro/Portugal (2013), Livre Docente (2011), Doutora (2001), Mestre (1995) e Graduada (1990) em Serviço Social pela UNESP/SP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Professora Adjunto da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Franca/SP. Atua na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Serviço Social (mestrado e doutorado). É pesquisadora/coordenadora de grupo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela UNESP: Núcleo de Pesquisa "Mentalidades e Trabalho: do local ao global". Representante docente da Comissão de Ética da Unesp e Vice-Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa-CEP/Unesp - Franca. Sua experiência acadêmica é na área de Serviço Social: Questão Social, Ética, Epistemologia, Axiologia, Pesquisa, Trabalho, Identidade, História Oral.

Downloads

Publicado

2020-09-08

Como Citar

Santos, T. F., Rosa, B. O., & Engler, H. B. R. (2020). OS SENTIDOS DA INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES SOBRE DIFERENTES CONCEITOS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(3), 265–274. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p265-274

Edição

Seção

Artigos