CONTEXTOS, CULTURA E SUBALTERNIDADE NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Rodolfo Nonose Ikeda Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p63-72

Palavras-chave:

cultura, cinema, subalternidade.

Resumo

Este trabalho objetiva discutir, primeiramente, algumas questões sobre cultura e cultura popular para, posteriormente, refletir sobre os processos de (re)construção de regimes discursivos da subalternidade pelo cinema brasileiro contemporâneo nas décadas de 1990 a 2010, tendo em vista as circunstâncias de produção articuladas ao contexto sócio-histórico. O aporte teórico-crítico são os estudos culturais e os estudos sobre cinema brasileiro. Parte-se da ideia de que filmes como “Os Matadores” (BRANT, 1997), “Cidade de Deus” (MEIRELLES, 2002), “Tropa de Elite” (PADILHA, 2007), “Tropa de Elite 2” (PADILHA, 2010) e “O Som ao Redor” (MENDONÇA, 2012), (re)inventam regimes discursivos da subalternidade, fornecendo subsídios para a compreensão da cultura popular.

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Biografia do Autor

Rodolfo Nonose Ikeda, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Pós-Graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero e Graduado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco. Gestor de Produção Cultural na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Diretor, Roteirista e Produtor Audiovisual. E-mail: rodolfoikeda@yahoo.com.br

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Publicado

2015-11-30

Como Citar

Ikeda, R. N. (2015). CONTEXTOS, CULTURA E SUBALTERNIDADE NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 4(2), 63–72. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p63-72