TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A DOCÊNCIA MASCULINA COM CRIANÇA PEQUENA NA COMUNIDADE PARAGUAIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p142-155

Resumo

Este estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, teve por objetivo de apresentar as especificidades da Teoria das Representações Sociais (TRS), do mesmo modo, utilizando-a como aporte teórico para analisar a docência masculina com crianças pequenas na comunidade escolar do Paraguai e as relações de gênero que a cercam. Destarte, considerando os problemas ocasionados pela vigilância quanto a capacidade de um professor homem que se dispõe a trabalhar com crianças menores, traz o entendimento que gênero feminino é o mais adequado a realizar as tarefas em relação aos cuidados infantis, devido ao seu suposto instinto materno, fazendo com que haja um número menor dos profissionais do sexo masculino atendendo esse público. Isso ocorre por conta de normas e valores sociais advindos das Representações Sociais pautadas nas relações de gênero que define as atribuições que o homem e mulher devem exercer. Os resultados do levantamento bibliográfico permitem considerar que a TRS possibilita com eficácia compreender a docência masculina e que a partir das representações estabelecidas nas relações de gênero designam comportamentos e conduta para homens e mulheres, o que ocorre também na educação uma vez que a docência masculina com criança pequena tem sofrido preconceitos e isso explica a ínfima presença deste profissional atendendo ao público infantil.

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Biografia do Autor

Valdelice Cruz da Silva Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/FAED). Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Sidrolândia MS e Campo Grande MS. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

Souza, V. C. da S., & Peres Gonçalves, J. (2024). TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A DOCÊNCIA MASCULINA COM CRIANÇA PEQUENA NA COMUNIDADE PARAGUAIA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 142–155. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p142-155

Edição

Seção

Artigos