O OLHAR DE PROFISSIONAIS A RESPEITO DA SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL: UMA REVISÃO DE SISTEMÁTICA

Autores

  • Ana Mairli Pessoa Lima Centro Universitário Católica de Quixadá
  • Matheus Tierry Borges Lima Lopes Centro Universitário Católica de Quixadá
  • Tays Moisés de Azevedo Centro Universitário Católica de Quixadá
  • Carla Renata Braga de Souza Centro Universitário Católica de Quixadá
  • Jordan Prazeres Freitas da Silva Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática a respeito do olhar dos profissionais acerca da Saúde Mental infantojuvenil. Realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com a busca através dos descritores: Adolescência, adolescentes, criança, infantil, infantojuvenil, saúde mental e profissionais. Os achados na base de dados Scielo totalizaram 33 artigos, somados de 18 encontradas na Biblioteca Virtual em Saúde e 06 no PubMed, totalizando 57 trabalhos a serem analisados. Desse total, foram excluídas 47 publicações, por não atenderem aos critérios de inclusão estabelecidos. Logo, foram selecionados 10 artigos para a presente análise, tendo em vista sua relação ao tema central da questão norteadora. Dos dez artigos selecionados, cinco sobre patologização infantojuvenil, seis sobre o papel da família no contexto do cuidado em saúde mental e nove abordam sobre articulação entre serviços e intersetorialidade do cuidado. Para uma melhor explanação destes assuntos, estes foram organizados a partir de três categorias. Constata-se que nas produções literárias brasileiras dos últimos cinco anos ainda há uma considerável escassez de estudos que abordem as compreensões acerca do cuidado em saúde mental infantojuvenil através do olhar de profissionais que participam ativamente da Rede ou se relacionam de alguma forma com ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Mairli Pessoa Lima, Centro Universitário Católica de Quixadá

Discente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Católica de Quixadá

Matheus Tierry Borges Lima Lopes, Centro Universitário Católica de Quixadá

Discente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Católica de Quixadá

Tays Moisés de Azevedo, Centro Universitário Católica de Quixadá

Discente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Católica de Quixadá

Carla Renata Braga de Souza, Centro Universitário Católica de Quixadá

Doutora e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Psicanalista. Docente Universitária e coordenadora da Especialização em Saúde Mental, pesquisadora no Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA). Membro do Programa de Extensão Clínica, Estética e Política do Cuidado (CEPC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro da Clio - Associação de Psicanálise.

Jordan Prazeres Freitas da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutorando e Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Saúde Mental pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA). Especialista em Teoria Psicanalítica pela Faculdade Futura (FUTURA). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA). Docente Universitário da Faculdade Plus (CE). Psicólogo na Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE).

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Pessoa Lima, A. M. ., Borges Lima Lopes, M. T. ., Azevedo, T. M. de ., Braga de Souza, C. R., & Prazeres Freitas da Silva, J. (2022). O OLHAR DE PROFISSIONAIS A RESPEITO DA SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL: UMA REVISÃO DE SISTEMÁTICA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 582–595. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/10136

Edição

Seção

Artigos