A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO MUNDO OCIDENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p244-261

Palavras-chave:

direitos humanos, mundo ocidental, teoria de direitos humanos, história do direito, direitos fundamentais

Resumo

Esse ensaio buscou abordar a evolução do que se chamaria contemporaneamente de direitos humanos desde a sua gênese, passando pela evolução, consolidação e as teorias mais atuais sobre o assunto. Para esse fim, desenvolveu-se pesquisa qualitativa descritiva, baseada em uma revisão de literatura sobre o tema abordado por esse trabalho. A gênese dos direitos humanos pode ser observada por diferentes momentos históricos, mas haveria certo consenso doutrinário sobre a conexão entre Iluminismo, jusnaturalismo moderno e os direitos humanos como chamados hoje. Também há consenso sobre o marco da consolidação de tais direitos no pós-Segunda Guerra Mundial, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Após este momento, houve a expansão dos direitos humanos, influenciando o direito internacional e a criação de organizações internacionais de direitos humanos. Apesar de haver dissenso sobre os chamados direitos humanos e seu viés ocidental, a corrente contemporânea defenderia o diálogo entre culturas, já que todas possuiriam concepções, mesmo que distintas, sobre a dignidade humana. Afirmariam, ainda, ser o respeito à diversidade o núcleo duro dos direitos humanos, e que esse respeito poderia criar condições adequadas para se celebrar uma cultura de direitos humanos. Diante disso, espera-se que esse ensaio contribua para a elaboração de outros trabalhos que se foquem, por exemplo, nas diferentes concepções de direitos humanos existentes hoje em diversas culturas não-ocidentais, o que contribuiria ainda mais para um conceito compreensivo sobre o que seriam, portanto, direitos humanos numa concepção global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique da Silveira Zanin, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Advogado, acadêmico, consultor em direitos humanos (Entebbe, Uganda), editor chefe de direitos humanos (Nova Iorque, EUA). Mestrando em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, pós-graduado em Direito do Trabalho pela Escola Brasileira de Direito, certificado em Direitos Humanos pelo United Nations Institute for Training and Research.

Downloads

Publicado

2022-05-07

Como Citar

Zanin, H. da S. (2022). A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO MUNDO OCIDENTAL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 244–261. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p244-261

Edição

Seção

Artigos