REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CRIMINALIDADE: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA REPRESENTACIONAL DA CRIMINALIDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p656-669

Palabras clave:

representação social, criminalidade, violência.

Resumen

O Brasil se encontra em uma contradição aguda no cenário da criminalidade e segurança pública; figura entre os países com altas taxas de crimes, encarceramento, letalidade e mortalidade policial. Objetivo dessa investigação foi analisar as representações sociais dos estudantes do ensino superior sobre criminalidade. Foram utilizados questionários de evocação livre para registrar os termos associados e posteriormente submetidos à análise prototípica e de similitude para caracterizar a estrutura das representações sociais. Foram identificados 141 termos, com destaque para: violência, morte, desigualdade, política, drogas e arma. O conteúdo do termo de destaque na representação, violência, foi analisado, buscando inscrever esse fenômeno no contexto nacional. Concluímos que a representação social do grupo investigado está associada à violência física e patrimonial, tráfico de drogas e aspectos sociais; também foi possível concluir que o estado cumpre um papel significativo na organização social do uso da violência, nesse sentido, o uso histórico da violência pelo estado e grupos dominantes participa no incremento dos aspectos destrutivos da criminalidade violenta nacional.

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Biografía del autor/a

Artur Lucchese Velozo, Faculdade Nobre

Graduação em Ciências Biológicas, Graduando em Psicologia e Pós-Graduando em Terapia Cognitivo-Comportamental.

Anderson Pereira Mendonça, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e docente da UERJ na área de Psicologia Social.

Publicado

2021-11-29

Cómo citar

Velozo, A. L., & Mendonça, A. P. (2021). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CRIMINALIDADE: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA REPRESENTACIONAL DA CRIMINALIDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 656–669. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p656-669