O SENTIDO DA RELIGIÃO EM RUBEM ALVES: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Autores

  • Roberto Magalhães dos Santos Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p215-224

Palavras-chave:

Sentido da Religião, Rubem Alves.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão, sobre o sentido da religião no pensamento de Rubem Alves, mais especificamente em sua obra “O Enigma da Religião”, como contraponto a visão tradicional do sentido da religião. Estabelecendo assim a problemática sobre, qual o sentido da religião no pensamento de Rubem Alves. Assim, em um primeiro momento buscamos trazer a memória algumas informações relevantes sobre a obra a ser analisada, registrando alguns pontos importantes sobre o pensamento de Rubem Alves nesta obra. Logo após, apresentamos uma reflexão sobre o conceito tradicional de religião para que pudéssemos, contra apresentar o pensamento de Rubem Alves como contraposição do sentido tradicional da religião. Ressaltamos ainda sobre a importância da religião como parte social presentes nas mais diferentes culturas. Propomos enfim uma reflexão sobre a religião analisando o seu sentido dentro do pensamento de Rubem Alves, com especial destaque para a questão da religião como fruto da imaginação humana conforme a visão deste autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Magalhães dos Santos, Universidade Metodista de São Paulo

Meu nome é Roberto, sou pastor da Igreja Metodista e estudante de teologia e história. Sou Bacharel em Teologia, licenciado em História e Mestre em Historia e Doutorando em Ciências da Religião. Tenho me dedicado ao estudo das religiões especialmente o protestantismo, catolicismo e as religiões de Matriz Africana.

Downloads

Publicado

2022-05-07

Como Citar

dos Santos, R. M. (2022). O SENTIDO DA RELIGIÃO EM RUBEM ALVES: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 215–224. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p215-224

Edição

Seção

Artigos