A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p43-51Palabras clave:
Educação. Democracia. Formação docente.Resumen
A construção do olhar crítico para a educação depende do quanto você pode compreender as transições no sistema sócio, político e econômico do seu país. A formação docente é um viés condutor desse entrelaçar que constitui a relação triangular entre: educação – docentes – discentes. É través de uma formação crítica, problematizadora, questionadora, reflexiva que podemos construir profissionais resistentes aos dilemas da atual educação brasileira. A democracia existirá quando passarmos a exercermos nosso papel na sociedade independente da nossa situação sócio – cultural. O artigo desenvolvido através de uma pesquisa descritiva possibilitou uma análise aprofunda do aporte teórico e documental que subsidiou a discursão ao longo do texto. Para tanto, podemos admitir que a construção de uma educação democrática que apresente uma equidade social só acontecerá quando nós educadores buscarmos compreender nosso papel na sociedade e passarmos de meros espectadores das mudanças ocorridas na educação e começarmos a atuar de forma significativa levando informações necessárias a classe marginalizada que faz parte da sociedade brasileira.Descargas
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Publicado
2022-05-09
Cómo citar
Tavares, A. S., Tolêdo, R. G. M. de ., & Rodrigues, J. M. C. . (2022). A FORMAÇÃO DOCENTE COMO RESISTÊNCIA AO DIREITO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 43–51. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p43-51
Número
Sección
Artigos