Construindo uma estratégia: o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta estratégica em um curso de idiomas da cidade de Feira de Santana-BA

Autores/as

  • Jocely Santos Caldas Almeida Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Marta Glaucia Moraes de Figueiredo UNIFACS / OPERA IDIOMAS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2013v2n1p47-59

Palabras clave:

Gestão Estratégica, Balanced Scorecard, processo

Resumen

O presente artigo tem como principal propósito conhecer e interpretar a realidade do processo de formulação de uma estratégia com a utilização do Balanced Scorecard – BSC, em uma escola de idiomas na cidade de Feira de Santana-Ba.Como procedimento metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e após embasamento teórico desenvolveu-se estudo de caso com pesquisa in loco na escola, objeto deste estudo.  Como resultado, verificou-se que a utilização do BSC permitiu a articulação da estratégia e auxiliou no alinhamento das diligências grupais, das específicas por cargo e das iniciativas organizacionais, desde quando o mapa e os quadros geraram uma visualização mental essencial para o desenvolvimento da respectiva trajetória estratégica. Concluiu-se, portanto, que o BSC pode ser aplicado em organizações pequenas baseado em termos similares aos utilizados em grandes organizações apoiando e viabilizando a formulação da estratégia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jocely Santos Caldas Almeida, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Ciências Sociais Aplicadas - Administração

Marta Glaucia Moraes de Figueiredo, UNIFACS / OPERA IDIOMAS

Ciências Sociais Aplicadas - Administração

Publicado

2013-10-21

Cómo citar

Almeida, J. S. C., & Moraes de Figueiredo, M. G. (2013). Construindo uma estratégia: o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta estratégica em um curso de idiomas da cidade de Feira de Santana-BA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 2(1), 47–59. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2013v2n1p47-59

Número

Sección

Artigos