SOMBRAS DA MEMÓRIA: HISTÓRIAS DE VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS DURANTE AS DITADURAS CIVIS-MILITARES NO CONE SUL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n2p77-90

Palabras clave:

Ditadura Cone Sul. Direitos Humanos. Terror. Memória. História

Resumen

O objetivo deste artigo é relatar memórias sobre violações dos direitos humanos de mulheres e crianças durante as ditaduras civis e militares no Cone Sul, registradas no Fundo Clamor, localizado no Centro de Documentação e Informação Científica (CEDIC), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e nos Arquivos do Terror, localizado no Centro de Documentação e Arquivo para a Defesa dos Direitos Humanos (CDyA) da Corte Suprema de Justiça do Paraguai, que contém registros dos trinta e cinco anos da ditadura militar de Alfredo Stroessner no Paraguai. A metodologia adotada para a realização desta pesquisa, de ordem descritiva qualitativa, é baseada na análise documental e bibliográfica, tomando como referência fontes históricas de origens militar e civil, bem como depoimentos e registros escritos (dossiês, documentos jurídicos, denúncias, cartas, reportagens, boletins, folhetos e relatórios). A partir da realização dessa pesquisa, concluímos que os registros do Comitê em Defesa dos Direitos Humanos dos Refugiados dos Países do Cone Sul, disponíveis no Fundo Clamor, e os registros dos Arquivos do Terror têm contribuído, de forma significativa, para o resgate da memória histórica do período ditatorial e para a conquista da cidadania plena nesses países, sendo o Brasil protagonista da implantação da Doutrina de Segurança Nacional na América do Sul.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anna Flávia Arruda Lanna Barreto, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

ós-doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais na área de Memória e História, com ênfase no período das ditaduras militares dos países do Cone Sul na América Latina e do Brasil. Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), na linha de pesquisa " Tradição e Modernidade: Política, Cultura e Trabalho", com ênfase na criminalidade urbana de jovens e adolescentes. Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), na linha de pesquisa "Relações de Dominação". Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Professora adjunta do Centro Universitário UNA, da Faculdade UNA de Contagem e da Faculdade UNA de Betim. Pesquisadora do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória (UFMG). Tem experiência na área de História Política, Direito e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, ditaduras militares, repressão política na América Latina, justiça de transição democrática, movimentos sociais e políticos; criminalidade e segurança pública, memória, direitos humanos, metodologia científica, pesquisa e inovação.

Publicado

2018-10-17

Cómo citar

Arruda Lanna Barreto, A. F. (2018). SOMBRAS DA MEMÓRIA: HISTÓRIAS DE VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS DURANTE AS DITADURAS CIVIS-MILITARES NO CONE SUL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(2), 77–90. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n2p77-90

Número

Sección

Artigos