ENTRADAS E SAÍDAS DA HETERONORMATIVIDADE NA SÉRIE BRITÂNICA HIT & MISS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO TRANSEXUAL

Autores/as

  • Marília Milhomem Universidade Federal do Maranhão
  • Rarielle Rodrigues Universidade Federal do Maranhão
  • Sandra Maria Nascimento Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n1p9-20

Palabras clave:

Heteronormatividade, Gênero, Transexualidade

Resumen

A série televisiva britânica Hit & Miss escrita por Paul Abbott, surgiu de dois projetos diferentes que estavam sendo desenvolvidos: um era sobre um matador de aluguel e o outro sobre a história de um transexual. O objetivo deste trabalho é refletir sobre os discursos em torno da personagem transexual Mia e o seu processo de entrada, saída e desconstrução de um discurso heteronormativo que sempre a cerca, a partir de suas relações com os outros personagens da trama. Para tanto, tomamos como base as contribuições de Butler (2016), Lauretis (1994) e Scott (2005) para as discussões de gênero e os estudos de Foucault (2015) para a construção de uma base crítica de análise dos discursos dos personagens da série.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marília Milhomem, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Letras e Pedagogia.

Rarielle Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade; Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão e Graduada em Ciências Sociais e Educação Física.

Sandra Maria Nascimento, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente ministra aulas e orienta trabalhos de alunos da Graduação e Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Mestrado Interdisciplinar Cultura e Sociedade na Universidade Federal do Maranhão. Coordena Grupo de Estudos e Pesquisas nas temáticas de gênero, sexualidade, identidade e memória.

Publicado

2018-06-26

Cómo citar

Milhomem, M., Rodrigues, R., & Nascimento, S. M. (2018). ENTRADAS E SAÍDAS DA HETERONORMATIVIDADE NA SÉRIE BRITÂNICA HIT & MISS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO TRANSEXUAL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(1), 9–20. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n1p9-20

Número

Sección

Artigos