PERFORMANCES DE TRAVESTIS NAS TERRAS CONSAGRADAS A SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS: UMA EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ-CEARÁ, BRASIL

Autores/as

  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade Católica de Fortaleza (FCF)
  • Eloi dos Santos Magalhães Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n2p51-64

Palabras clave:

Antropologia da performance. Travestis. Homofobia na Escola.

Resumen

As experiências etnográficas apresentadas neste estudo/texto são oriundas das leituras e debates suscitados na disciplina Representações do Corpo: antropologia da performance, no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O campo de investigação se deu no Município de Canindé no Estado do Ceará, no nordeste brasileiro, entre os meses de novembro e dezembro de 2016, onde se objetivou conhecer as experiências do cotidiano de travestis que residem nesse território e quais representações e performances são manipuladas por essas sujeitas. O texto inicialmente apresenta uma discussão as teorias da performance e sues usos no Brasil, seguindo da apresentação das experiências etnográficas com as travestis informantes da investigação, finalizando com a apresentação de questões educacionais suscitadas no campo, principalmente em relação a homofobia na escola contra as travestis e demais pessoas LGBT.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade Católica de Fortaleza (FCF)

Mestrando em Educação Brasileira, vinculado à Linha de História e Educação Comparada, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (LHEC/UFC). Discente de Licenciatura em Filosofia na Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Professor-pesquisador do Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidades, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e Gerações (NECA-GE –UFCA) e do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência (LIEV – UNILEÃO). Tecnólogo em Gestão Comercial pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO).

Eloi dos Santos Magalhães, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutorado em Sociologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Ciências Sociais (Área de concentração: Antropologia) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Orientador da investigação e Professor da disciplina Representações do Corpo: antropologia da performance.

Publicado

2017-10-16

Cómo citar

Gomes Filho, A. dos S., & Magalhães, E. dos S. (2017). PERFORMANCES DE TRAVESTIS NAS TERRAS CONSAGRADAS A SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS: UMA EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ-CEARÁ, BRASIL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(2), 51–64. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2017v6n2p51-64

Número

Sección

DOSSIÊ GÊNERO