RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR

Autores/as

  • Carmélia Aparecida Silva Miranda Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Tânia Cavalcante Pires Mestranda em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus IV – Jacobina,

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p143-153

Palabras clave:

Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização.

Resumen

RESUMO

Este artigo configura-se como uma análise de base compreensiva interpretativa das relações étnico-raciais no contexto da educação escolar. Tem-se como objeto empírico a prática pedagógica e sua relação com a efetivação da Lei n.º 10.639/03. Assim, realizou-se um estudo bibliográfico a partir das contribuições de Martins (2011), Munanga (2012), Gomes (2008), Hall (2011), que colaboraram para a compreensão da temática referente às relações étnico-raciais no contexto escolar. Dessa forma, objetiva conhecer a prática pedagógica desenvolvida na educação básica e as relações estabelecidas/construídas para a efetivação da Lei nº 10.639/03, concernente à inserção do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. Para tanto, as fontes utilizadas constituem-se de natureza bibliográfica, com metodologia de cunho discursivo-interpretativo, a partir da problematização de tópicos correlatos, a saber: o dispositivo legal (Lei n.º 10.639/03 e sua efetivação no cotidiano escolar); aproximações necessárias entre práticas pedagógicas e a educação contextualizada.

 

PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização.

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Biografía del autor/a

Tânia Cavalcante Pires, Mestranda em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus IV – Jacobina,

Mestranda em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus IV – Jacobina, integrante da linha II Cultura escolar, docência e diversidade do Programa de Pós-Graduação stricto sensu, Mestrado Profissional em Educação e Diversidade.

Publicado

2015-11-30

Cómo citar

Miranda, C. A. S., & Pires, T. C. (2015). RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 4(2), 143–153. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p143-153