EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER

Autores/as

  • Kaio Eduardo de Jesus Oliveira Universidade Tiradentes
  • Daniella de Jesus Lima Universidade Tiradentes
  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v3n3p41-50

Palabras clave:

Tempo. Espaço. Dispositivos móveis. Aprendizagem.

Resumen

O presente trabalho propõe-se a discutir acerca das atuais concepções de comunicação entre os sujeitos culturais, bem como refletir sobre as formas de aprender diante do cenário da cultura digital, dando ênfase à aprendizagem ubíqua. Para tanto, tem-se como objetivo discutir a aprendizagem ubíqua e as formas de aprender possibilitadas pelos dispositivos digitais móveis. No intuito de elucidar essa reflexão, utilizou-se como metodologia para o estudo a pesquisa bibliográfica, nesta foi utilizado o aporte teórico de autores como Lúcia Santaella (2010 e 2013); André Lemos (2007, 2009 e 2013) e Valéria Vieira (2005). Os dispositivos móveis transformaram o processo comunicacional dos sujeitos culturais, de uma maneira que a aprendizagem por meio da educação formal tornou-se desinteressante para os discentes. Estes, equipados com smartphones, buscam, compartilham, trocam conhecimento, conteúdos, informações sem determinação de espaço e tempo. Nesse contexto, a escola não é o único espaço para a aprendizagem, o professor e o livro didático não são as únicas fontes de conhecimento, o tempo para aprender não é o tempo determinado pelos horários das grades curriculares. O conhecimento está disponível e acessível em múltiplas plataformas, e por meios dos dispositivos móveis os sujeitos aprendem de forma autônoma.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kaio Eduardo de Jesus Oliveira, Universidade Tiradentes

Mestrando em Educação pela Universidade Tiradentes (Unit) bolsista Capes/Fapitec; Especialista em Tecnologias Educacionais pela (Unit); Graduado em geografia Licenciatura (Unit). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura (CNPq/UNIT); e-mail:kaioeduardojo@gmail.com.

Daniella de Jesus Lima, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, pela Universidade Tiradentes - Unit. Especialista em Linguagem e Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís de França - FSLF. Graduada em Letras Português pela Universidade Tiradentes - Unit. Desenvolve pesquisa na linha Educação e Comunicação, tendo como objeto de estudo a utilização de Narrativas Transmídia na Educação. Membro do grupo de pesquisa GETIC - Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura. E-mail: daniellalima90@gmail.com.

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade UFBA. Mestrado em Letras e Linguística UFBA. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa. É professora da categoria Professor Pleno da Pós-Graduação PPPG - da Universidade Tiradentes Unit, atuando como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e editora científica desta Instituição. Tem experiência na área multidisciplinar, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Comunicação Empresarial, em nível de graduação e pós-graduação. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq). Dedica-se ao estudo de cibercultura, disseminação e divulgação da ciência em suporte online e impresso. Diretora da Editora Universitária Tiradentes - SE. Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: linguagem, comunicação, divulgação científica online, cultura e difusão científica, informática, memória, inovação e Internet. Possui experiência como editora de livros e periódicos, atuando na área do suporte impresso e online. Membro efetivo da ABNT no Comitê Brasileiro 14 - Informação e Documentação. E-mail: crismporto@gmail.com.

Publicado

2015-06-05

Cómo citar

Oliveira, K. E. de J., Lima, D. de J., & Porto, C. de M. (2015). EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 3(3), 41–50. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v3n3p41-50

Número

Sección

Artigos