COMPORTAMENTO SUICIDA EM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p5-19Resumen
O presente estudo visa identificar na literatura científica a relação entre comportamento suicida e a participação de estudantes em cursos de pós-graduação stricto sensu, considerando a produção de artigos completos publicados nos últimos 20 anos, entre 2002 e 2021. A pesquisa foi realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO e Portal da CAPES. Foram utilizados descritores incluindo "pós-graduação" e o operador booleano "AND" combinados as palavras-chave "sofrimento mental”, "comportamento suicida”, "saúde mental” e "adoecimento mental”. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 4 artigos foram selecionados para análise. A revisão realizada indica uma lacuna significativa na literatura científica sobre essa temática específica. Embora os resultados sejam limitados, as evidências sugerem a associação entre cursar a pós-graduação stricto sensu e o aumento do risco de comportamento suicida. As conclusões destacam a importância da ampliação de pesquisas acerca desse tema, a fim de obter uma compreensão mais aprofundada sobre a relação entre cursar a formação superior e o comportamento suicida, para serem fornecidos subsídios para a implementação de medidas efetivas de apoio aos estudantes e políticas públicas voltadas para a saúde mental na pós-graduação stricto sensu.