PERSPECTIVA DECOLONIAL: UM OLHAR SOBRE A NEGRITUDE E A SURDEZ

Autores/as

  • Wellington Santos de Paula Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Paula Aparecida Diniz Gomides Universidade Federal de Minas Gerais
  • Erliandro Félix Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Poa, RS, Brasil
  • Ana Regina e Souza Campello Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p397-413

Resumen

Ainda são incipientes as discussões acadêmico-científicas que articulam o duplo preconceito vivenciado pelos negros que também são surdos em nosso país, sobretudo, em relação às políticas linguísticas e educacionais voltadas a este público. Pensando nisso, este artigo se volta à problematização de estratégias voltadas para a educação étnico-racial que dialoguem com a perspectiva decolonial, tendo em vista as diferentes formas de colonização do indivíduo na sociedade. Assim, debatemos, com base em vista a análise documental como um dos principais pressupostos sobre os quais experiências formativas antirracistas e que não privem de posicionamento os sujeitos surdos possam ser implantados na Educação Básica. Defendemos que os debates sobre esse duplo preconceito podem fomentar novos reconhecimentos identitários e culturais ao povo negro-surdo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wellington Santos de Paula, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Especialista em LIBRAS: Ensino, Tradução e Interpretação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018) e Mestrando em Educação Bilíngue de Surdos pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Paula Aparecida Diniz Gomides, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Pedagogia (Libras-Língua Portuguesa) pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e doutoranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Erliandro Félix Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Poa, RS, Brasil

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2022). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Ana Regina e Souza Campello, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Professora Associada no Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Publicado

2023-07-28

Cómo citar

Santos de Paula, W. ., Aparecida Diniz Gomides, P., Félix Silva, E. ., & e Souza Campello, A. R. . (2023). PERSPECTIVA DECOLONIAL: UM OLHAR SOBRE A NEGRITUDE E A SURDEZ. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 10(1), 397–413. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p397-413