AS REFLEXÕES POSSÍVEIS ENTRE A PEDAGOGIA SOCIAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES NAS ATIVIDADES COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p21-35Resumen
O presente artigo, de fundamentação teórica sobre Pedagogia Social, tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições do campo do saber da Pedagogia Social para as práticas educativas não escolares na educação infantil. As contribuições desse artigo surgem de pesquisas, sistemáticas e contínuas, sobre as práticas educativas não escolares realizadas pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) desde 2016. Assim, esse texto buscar definir o campo do saber da Pedagogia Social com seus principais temas de reflexão e logo depois, se trará pontos que se apresentam relevantes para a organização dos processos de ensino-aprendizagem na educação infantil e que pode ser espaço de possível espaço de atuação da Pedagogia Social. Dessa forma, infere-se que o campo do saber específico da Pedagogia Social tem um potencial na formação docente para as práticas não escolares desenvolvidas dentro da educação infantil transformando-se, assim, em um elemento importante a ser levado em consideração na formação docente inicial – e continuada – para o trabalho com/na primeira infância. Assim como, nas relações socioeducativas que buscam o desenvolvimento humano, cognitivo e afetivo dessa modalidade de ensino na educação brasileira.