O QUE SUSTENTA O INSUSTENTÁVEL? REFLEXÕES DE UM DESENVOLVIMENTO APOIADO NA POBREZA E NA DESIGUALDADE

Autores

  • Barbara Oliveira de Morais PUC RIO
  • Alexandre Ferreira Lopes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p527-539

Resumo

O presente ensaio teve como objetivo refletir acerca das questões que permeiam a busca por um desenvolvimento sustentável e que culminam no aprofundamento da desigualdade e da pobreza. Em um esforço em demonstrar os efeitos da injustiça ambiental e da (in)sustentabilidade uma vez que a exclusão e a pobreza crescem cada vez mais, provocando distanciamentos e o aprofundamento das desigualdades em diferentes dimensões (social, ambiental e econômica) é que este ensaio foi estruturado. A partir dos conceitos encontrados neste ensaio percebeu-se que a questão da desigualdade ambiental é indissociável da desigualdade social e por essa razão a problemática ambiental nos últimos anos se tornou uma discussão necessária, urgente e imprescindível, visto que é preciso reestabelecer o diálogo acerca dos riscos ambientais que os mais pobres estão suscetíveis.

Palavras-chave: Desigualdade. Pobreza. Injustiça Socioambiental. Desenvolvimento Insustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Oliveira de Morais, PUC RIO

Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - RIO) no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (2021), Mestra pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (2020), Bacharel em Administraçao Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Alexandre Ferreira Lopes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciado em Ciências Biológicas (2002), Mestre em Ecologia (2004) e Doutor em Ecologia (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professor de Ciências Biológicas na Educação Básica. Atuou entre 2005 e 2006 como professor substituto do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e como professor assistente do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará entre 2009 e 2010. Atua nas áreas de: Educação Ambiental, Educação no Processo de Gestão Ambiental Pública e Etnociências. Tem experiência também, na área de Ensino de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação didática, extensão universitária, e material didático. Atualmente é professor no Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro onde ministra as disciplinas Ecologia Geral, Educação Ambiental e Ecologia de Campo no curso de Gestão Ambiental e é professor vinculado ao Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável – PPGPDS/UFRRJ.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

Oliveira de Morais, B. ., & Ferreira Lopes, A. (2021). O QUE SUSTENTA O INSUSTENTÁVEL? REFLEXÕES DE UM DESENVOLVIMENTO APOIADO NA POBREZA E NA DESIGUALDADE. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 527–539. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p527-539