ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p244-256

Palavras-chave:

Acessibilidade, Acessibilidade Cultural, Deficiência Intelectual, Terapia Ocupacional, Inclusão, Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ), Museu Inclusivo.

Resumo

O Museu da Geodiversidade (MGeo) é um museu universitário vinculado ao Instituto de Geociências (IGEO/UFRJ), localizado na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro. Por meio de uma parceria com o Departamento de Terapia Ocupacional e com o Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, ambos da UFRJ, o museu reuniu materiais e criou estratégias para a recepção e mediação de jovens com Deficiência Intelectual (DI). Trata-se de uma pesquisa descritiva que envolveu profissionais da Museologia, da Educação e da Terapia Ocupacional. O objetivo deste trabalho foi sistematizar as estratégias de acessibilidade adotadas pelo MGeo na recepção e mediação desse público alvo articuladas com o serviço de Terapia Ocupacional do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG/UFRJ. Antes da visita, os jovens e familiares receberam informações sobre a exposição, como chegar ao local e foram apresentadas as estratégias pensadas pela equipe de acessibilidade do museu para favorecer a fruição do espaço cultural. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário de registro da observação, apresentando perguntas estruturadas para uma observação não-participante das visitas mediadas. Os dados mostraram que, a partir da experiência com as visitas, foi possível reunir uma série de materiais adaptados para favorecer a participação e o engajamento dos jovens com DI. Conclui-se que o MGeo vem trabalhando para a eliminação da exclusão cultural, mas ainda existem desafios a serem superados. As estratégias analisadas e sistematizadas nesse estudo contribuirão para futuras mediações acessíveis para jovens com deficiência intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

dos Santos, D. D. S. O., Castro, A. R. de S. F. de, de Souza, V. L. V., & Pelosi, M. B. (2021). ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ). Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 244–256. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p244-256