O ISOLAMENTO, A DISTÂNCIA E A ESTRADAS DE FERRO: GOIÁS E AS POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO NACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p426-440

Palavras-chave:

Estradas, Economia, Goiás

Resumo

Sabe-se que o processo de industrialização brasileiro passou por várias etapas de desenvolvimento e transformações desde o final do século XIX. Durante o processo de industrialização brasileiro, fortemente incentivado na década de 1930 pelo governo de Getúlio Vargas, pôde ser percebido mudanças sócio espaciais na dinâmica produtiva do Brasil, uma vez que a economia industrial centralizar-se-ia na região sudeste, enquanto um novo redesenho nacional era construído, transformando as outras regiões em fornecedores de matérias-primas para alimentar a produção. Em Goiás essa medida deu início às mudanças esperadas pela população da região desde o esgotamento da produção aurífera na primeira metade do século XIX. Pela ausência de estradas eficientes, o distanciamento de Goiás dos maiores centros comerciais e urbanos do país dificultava o escoamento de qualquer tipo de produção, portanto, o isolamento foi acusado como uma das principais causas dos problemas econômicos da província goiana. Este ensaio, trata, portanto, de analisar as políticas púbicas que buscavam aproximar Goiás dos outros centros econômicos por meio de algum sistema de transporte, seja fluvial, ou terrestre ainda no século XIX, período, portanto, que antecede as iniciativas de Vargas.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Pereira, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em História. Mestrando em Ciências Sociais e Humanidades

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

Pereira, P. H. (2022). O ISOLAMENTO, A DISTÂNCIA E A ESTRADAS DE FERRO: GOIÁS E AS POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO NACIONAL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 426–440. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p426-440

Edição

Seção

Artigos