A ESCRITA SIMPLES COMO ESTRATÉGIA DE ACESSIBILIDADE PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p215-228

Keywords:

Divulgação Científica, Escrita Simples, Acessibilidade

Abstract

Os resultados de pesquisa científica, publicados em teses, dissertações e artigos, podem ser complexos e de difícil entendimento e acesso para a população em geral. Neste estudo exploratório foram analisados e reescritos cinco resumos científicos, a partir da aplicação de técnica de Escrita Simples (ES), com vistas à acessibilidade do conteúdo para Divulgação Científica (DC) a todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência intelectual e/ou transtornos invasivos do desenvolvimento. As adaptações feitas nos resumos, sob a ótica da ES, permitiram elaborar 12 diretrizes iniciais, como estratégia para tornar mais equânime o acesso à DC.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafael Peduzzi Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Designer na CWI Software, Doutorando em Design no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Design pelo UniRitter.

Eduardo Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Design e Expressão Gráfica e Professor Colaborador no PGDesign da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign - UFRGS).

Ygor Corrêa, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fúlvia Spohr, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Professora do Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Vinicius Gadis Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto no Departamento Interdisciplinar - Campus Litoral Norte e PGDesign (UFRGS). Doutor em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Published

2021-06-28

How to Cite

Peduzzi Gomes, R., Cardoso, E., Corrêa, Y., Spohr, F., & Gadis Ribeiro, V. (2021). A ESCRITA SIMPLES COMO ESTRATÉGIA DE ACESSIBILIDADE PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 215–228. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p215-228