A leitura iluminista de Kant e Hegel para a interpretação da História Universal

Authors

  • Sérgio Eduardo Lima Prudente Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2013v1n3p9-20

Keywords:

História Universal, Razão, Fio Condutor, Kant, Hegel

Abstract

O objetivo deste artigo é realizar um percurso panorâmico por dois pontos de partidas que fundamentam compreensões e racionalidades que embasam leituras acerca da História universal. A partir dessa chave de leitura podemos vislumbrar dois modos predominantes de interpretação da História universal marcados por dois filósofos, a saber, Immanuel Kant e Friedrich Hegel. Cada um desses autores fundamenta seus programas teóricos com noções de Razão e História que marcam distinções no modo de compreender e interpretar a processualidade do tempo e da trajetória do homem na cultura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sérgio Eduardo Lima Prudente, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Psicólogo, psicanalista, doutorando do Núcleo de Psicanálise e Política do Departamento de Psicologia Social da PUC-SP (Bolsista FAPESP) com estágio na Unité Transversale de Recherche Psychogenèse et Psychopathologie – Université Paris 13 – Nord (Bolsista CAPES), mestre pelo Núcleo de Método Clinico e Formações da Cultura do Departamento de Psicologia Clínica da PUC-SP (Bolsista CAPES).

Published

2013-06-28

How to Cite

Lima Prudente, S. E. (2013). A leitura iluminista de Kant e Hegel para a interpretação da História Universal. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 1(3), 9–20. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2013v1n3p9-20

Issue

Section

Artigos