DINÂMICA E TENDÊNCIAS RECENTES DO TRABALHO JUVENIL NA REGIÃO NORDESTE (2012-2017)

Autores

  • Evânio Mascarenhas Paulo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Christiane Luci Bezerra Alves Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p608-624

Palavras-chave:

Juventude, Mercado de Trabalho, Nordeste

Resumo

O texto analisa componentes de mercado de trabalho juvenil na região Nordeste, com um enfoque nas condições de inserção e manutenção de jovens no mercado de trabalho. Nota-se nos últimos anos que os instrumentos que determinam as decisões laborais da juventude atravessam um período de reconfiguração, o que por sua vez tem impactos importantes no processo de tomada de decisão da juventude. O banco de dados utilizado na pesquisa provém da Pesquisa Nacional por Domicílios Contínua (PNAD-contínua). Os resultados mostram que os níveis de participação dos jovens no mercado de trabalho vêm diminuindo ao longo dos anos e que, de forma geral, os jovens enfrentam condições bastante precarizadas, relativamente aos demais grupos do mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evânio Mascarenhas Paulo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Como fruto de um esforço contínuo e diligente estou a cursar meu Doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul. Anteriormente, cursei meu Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará. Aqui, busco o conhecimento para transformação de minha identidade como indivíduo, porém também as ferramentas necessárias de transformação do meio onde vivo. Nas minhas linhas de pesquisa procuro as respostas para as minhas indagações e ampliar o conhecimento acadêmico e conferir acessibilidade e publicidade as minhas concepções e contribuições à ciência social, sendo que a elas estão contidas em revistas, livros e anais de congressos, tanto nacionais como internacionais, de reconhecida notoriedade.

Christiane Luci Bezerra Alves, Universidade Regional do Cariri

Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - DDMA (UFC) pela Universidade Federal do Ceará, Brasil(2017)
Coordenação local da Universidade Federal Fluminense-UFF/Universidade Regional do Cariri - URCA , Brasil

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Paulo, E. M., & Alves, C. L. B. (2021). DINÂMICA E TENDÊNCIAS RECENTES DO TRABALHO JUVENIL NA REGIÃO NORDESTE (2012-2017). Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 608–624. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p608-624