Análise sobre o papel da mídia e suas possíveis contribuições na área de segurança pública

Autores

  • Adorisio Leal Andrade Universidade Vila Velha
  • Pablo Silva Lira Universidade Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n2p141-154

Palavras-chave:

Segurança Pública, Violência, Comunicação, Jornais Impressos

Resumo

O objetivo desse artigo foi analisar o tratamento midiático dado pelos meios de comunicação, principalmente os jornais locais impressos em relação às políticas públicas de segurança. Foi pesquisado o papel da mídia e suas particularidades ao apresentar as notícias e reportagens sobre segurança pública em âmbito nacional e local, e também foi pesquisado como os meios de comunicação influenciam a população e os gestores da área pública. Para chegarmos aos objetivos da pesquisa analisamos autores nacionais em artigos e livros, periódicos das áreas correlatas (Comunicação, Violência e Segurança Pública) confrontando suas análises com o objetivo da pesquisa. Observamos questões que podem ajudar a melhorar as abordagens da mídia em relação aos programas de segurança pública evitando a propagação da cultura do medo e oferecendo reflexões sobre essas áreas que podem auxiliar as decisões dos gestores públicos em relação à divulgação dos resultados das ações governamentais. Como resultado, entendemos a importância do papel da imprensa e dos jornais impressos na divulgação das ações de segurança pública, o fenômeno da violência e da criminalidade, bem como a probabilidade de propagação da chamada cultura do medo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adorisio Leal Andrade, Universidade Vila Velha

Mestre em Segurança Pública , pela Universidade de Vila Velha, possui Pós Graduação em Gestão de Entidades Sem Fins Lucrativos e Inteligência em Segurança Pública (2011), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e Bacharel em Teologia - Seminário Teológico Batista do Estado do Espírito Santo (2007). Policial Civil, trabalha na Assessoria de Imprensa e Comunicação da instituição, tutor a distância da Rede Nacional de Segurança Pública desde 2007. Desenvolve pesquisa na área da Comunicação e em Políticas Públicas de Segurança como bolsista da Escola de Serviço Público do Espirito Santo (ESESP) na linha de pesquisa do mestrado: perspectiva social, econômica e territorial da criminologia.

Pablo Silva Lira, Universidade Vila Velha

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006), aperfeiçoamento em Planejamento Urbano pela Université de Cergy-Pontoise (2003), especialização em Conservação e Manejo da Diversidade Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e encontra-se doutorando no Programa de Pós-graduação (Doutorado) em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é servidor público da carreira de Especialista em estudos e pesquisas governamentais do Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN, Coordenador do Núcleo Vitória do INCT Observatório das Metrópoles, Professor da Graduação de Arquitetura e Urbanismo e Administração e do Mestrado Profissional de Segurança Pública da Universidade Vila Velha - UVV, Professor de Pós-graduação Lato Sensu; da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, da Universidade Vila Velha - UVV, da Fundação de Assistência e Educação - FAESA; Membro revisor da Geografares: Revista do Mestrado e do Departamento de Geografia da UFES e da Revista Cadernos Metrópole, periódico do INCT Observatório das Metrópoles.

Downloads

Publicado

2019-10-23

Como Citar

Andrade, A. L., & Lira, P. S. (2019). Análise sobre o papel da mídia e suas possíveis contribuições na área de segurança pública. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 8(2), 141–154. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n2p141-154

Edição

Seção

Artigos