ENTRE A VIDA E A MORTE: CEMITÉRIOS, EM SI PRÓPRIOS, SÃO MUSEUS?

Authors

  • Diego Lemos Ribeiro Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural - PPGMSPC. Instituto de Ciências Humanas - ICH.
  • Davi Kiermes Tavares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - campus da cidade de Eunápolis. Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas - PPGMSPC-UFPel.
  • José Paulo Siefert Brahm Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural - PPGMSPC.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p27-36

Keywords:

Cemitério. Museu. Memória. Identidade. Patrimônio.

Abstract

Cemitérios e museus se assemelham por serem construções sociais: lugares fundamentais na construção de memórias e narrativas que entrelaçam o tempo-espaço das sociedades que os originou. Contudo, apesar dessa semelhança, podem os cemitérios ser considerados museus? Ou teriam potencial para sê-lo? A partir desse ideário, o artigo objetiva verificar correlações plausíveis entre as duas instituições, que justifiquem pensá-las com a mesma função social. No intuito de lançar novo olhar, e de igual modo discutir sobre o tema museu e cemitério por perspectiva inusual, tem o texto a sua razão de existir. O texto reflete a discussão teórica de pesquisas do curso de Mestrado executadas pelos coautores, em fase de conclusão. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diego Lemos Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural - PPGMSPC. Instituto de Ciências Humanas - ICH.

Graduação em Museologia (UNIRIO), Mestrado em Ciência da Informação (UFF) e Doutorado em Arqueologia (MAE-USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel. 

Davi Kiermes Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - campus da cidade de Eunápolis. Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas - PPGMSPC-UFPel.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Sociologia.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

José Paulo Siefert Brahm, Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural - PPGMSPC.

Graduação em Museologia (UFPel), Mestrando em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMSPS-UFPel). Bolsista CAPES.

Published

2018-03-12

How to Cite

Ribeiro, D. L., Tavares, D. K., & Brahm, J. P. S. (2018). ENTRE A VIDA E A MORTE: CEMITÉRIOS, EM SI PRÓPRIOS, SÃO MUSEUS?. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 6(3), 27–36. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p27-36

Issue

Section

Artigos