SMARTPHONE EM SALA DE AULA: VILÃO OU ALIADO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM? REFLEXÕES A PARTIR DE RELATÓRIOS DA UNESCO

Authors

  • Willian Lima Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Alana Danielly Vasconcelos Universidade Tiradentes
  • Manoel Messias Santos Alves Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p609-623

Abstract

O estudo em tela, ligado ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tem como objetivo refletir sobre a aprendizagem móvel em tempos de cibercultura a partir dos relatórios da Unesco (2014; 2023) que apresentam potencialidades e preocupações sobre o uso de smartphones dentro das salas de aula. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, pautada em documentos oficiais da Unesco e fundamentada em autores que discutem o fenômeno da cibercultura e a mobilidade possibilitada pelas tecnologias móveis, a exemplo de Santaella (2013), Lemos (2004), Alves, Ferrete e Santos (2021), dentre outros. O estudo aponta que as informações apresentadas por relatórios globais não devem apresentar uma linguagem generalizada, tendo em vista seu alcance mundial, bem como que é válido considerar que são apresentados ao longo dos relatórios pontos importantes a serem compreendidos, analisados e aplicados de acordo com cada região e com a contextualização, tendo em vista a sua contribuição para lidar com situações emergentes, presentes e futuras, no âmbito da educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação (PPGED/UFS) com bolsa financiada pela CAPES. Mestre em Educação (PPGED/UFS). Pedagogo (FANEB). Integrante do NUCA/CNPq.

Alana Danielly Vasconcelos, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação (PPGED/UFS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT).

Manoel Messias Santos Alves, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação (PPGED/UFS). Professor da rede pública do município de Paripiranga/BA.

Published

2024-12-17

How to Cite

Lima Santos, W., Vasconcelos, A. D., & Santos Alves, M. M. (2024). SMARTPHONE EM SALA DE AULA: VILÃO OU ALIADO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM? REFLEXÕES A PARTIR DE RELATÓRIOS DA UNESCO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 609–623. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p609-623