RELAÇÃO ENTRE A LÍNGUA, A CULTURA E A IDENTIDADE DO HOMEM PANTANEIRO

Authors

  • Regina Aparecida Brito Nascimento da Silva UEMS
  • Natalina Sierra Assêncio Costa UEMS
  • Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p693-706

Abstract

Este artigo tem como objetivo, discorrer, a partir da abordagem da Sociolinguística Variacionista, como a língua, a cultura e a identidade se entrelaçam no discurso do homem pantaneiro. A Sociolinguística Variacionista é uma área de estudo que investiga os diferentes comportamentos linguísticos em situações reais de comunicação, considerando o contexto sociocultural em que os falantes estão inseridos. As atividades tradicionais do pantaneiro têm um papel central na linguagem e nas expressões características utilizadas por esses falantes. Este estudo está fundamentado em teóricos relevantes da Sociolinguística Variacionista. Pretende-se contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a língua, a cultura e a identidade do homem pantaneiro, pois, esses aspectos são fundamentais para compreensão das complexidades linguísticas e culturais do Brasil.

 

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Author Biographies

Regina Aparecida Brito Nascimento da Silva, UEMS

Graduada em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em 2003. Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Estadual de MS (UEMS), em 2006. Mestre em Letras pelo Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em 2019.

Natalina Sierra Assêncio Costa, UEMS

Graduação em Letras Habilitação Português Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1985 - Graduação em Pedagogia p/ Licenciados pela Universidade do Oeste Paulista (1991), Mestrado em em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SP (2002) e Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo-USP/SãoPaulo, (08/02/2011). É Professora concursada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e efetivo do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Professora atuante nos cursos de Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional: PROFLETRAS.

 

Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
Professora Dr. Titular da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS, ministrando aulas nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu do Mestrado Acadêmico e Profissional em Letras. Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Anhanguera-UNIDERP (2023) CRP 14/10019. Pós-Doutorado em Letras Modernas pela USP (2016-2017). Doutorado em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2010). Mestrado em Administração de Empresas com especialização em Marketing pelo IAG Escola de Negócios da PUC-Rio (2006). Pós-graduação em Management (MBA) pelo IAG Escola de Negócios da PUC-Rio (2003). Pós-graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa. Licenciatura Plena em Letras Português-Inglês pela PUC-Rio (1984).
e-mail: chaves.adri@hotmail.com

Published

2023-12-04

How to Cite

Silva, R. A. B. N. da, Costa, N. S. A., & Barros, A. L. de E. C. de. (2023). RELAÇÃO ENTRE A LÍNGUA, A CULTURA E A IDENTIDADE DO HOMEM PANTANEIRO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 10(1), 693–706. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p693-706