NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA POSITIVA: SABERES QUE CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p213-226Abstract
O presente artigo se propôs a apresentar como os saberes da neuropsicologia e da psicologia positiva se entrecruzam para a compreensão da dislexia no contexto da educação. Para tanto, o percurso metodológico escolhido no preparo deste texto foi o formato de uma revisão narrativa. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em publicações acadêmicas de circulação nacional e internacional referente ao objeto deste estudo. Esse levantamento foi conduzido através de artigos científicos, livros, páginas eletrônicas, legislações e documentos oficiais. Posto isso, este trabalho foi organizado em duas seções: 1) Breves notas sobre dislexia no contexto educacional; e 2) Contribuições da neuropsicologia e da psicologia positiva para a compreensão da dislexia no campo da educação. Evidenciou-se que a neuropsicologia contribui para a avaliação diagnóstica e reabilitação da dislexia, enquanto, a Psicologia Positiva visa promover o desenvolvimento de habilidades mentais que mudariam a visão da vida do disléxico de modo positivo. Portanto, essas duas áreas da Psicologia devem ser pensadas considerando a subjetividade dos disléxicos e se estão inseridos em escolas ou universidades para resultados mais positivos.