O QUE AINDA PODEMOS DIZER ACERCA DO TEXTO CIENTÍFICO? INTERFACES DA ESCRITA NO PROCESSO DE AFILIAÇÃO ESTUDANTIL
Abstract
Descrever o conteúdo pedagógico do componente Tópicos Especiais sobre a Universidade V: Universidade, Comunicação e Produção Acadêmica, ofertado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, vinculado ao Instituto de Humanidades Artes e Ciências professor Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia, no semestre 2022.1 ministrado pela professora Flávia Rosa, é o tema principal deste artigo. O objetivo é contribuir com a literatura de suporte à escrita científica para estudantes de pós-graduação e refletir sobre as interfaces da escrita científica no processo de afiliação estudantil e sua abertura para outros saberes. Para atingir esses objetivos, recorremos ao relato de experiência apoiado em pesquisa de natureza bibliográfica. Adota-se o conceito de multireferencialidade como fundamentação teórico-metodológica, tomado de empréstimo a Jacques Ardoino (1998). A base teórica está ancorada em materiais produzidos pelo Grupo de Pesquisa Observatório da Vida Estudantil; nos escritos do sociólogo francês Alain Coulon (2008), dentre outros(as). Encadeadas ao arcabouço teórico-metodológico utilizado, essas referências fortalecem a concepção de que durante o processo de afiliação estudantil até tornarem-se membros, os(as) estudantes deslocam-se nas trilhas do aprendizado até chegar à produção científica, de modo que esse aspecto se evidencia na escrita, quando uma série de competências são adquiridas para que atinjam a condição de membro. As conclusões sugerem que componentes curriculares dessa natureza são ferramentas pedagógicas vitais à universidade.