APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO DIGITAL NO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: PROPOSTAS E CASES DE SUCESSO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p333-348Abstract
O presente trabalho versa a respeito da aplicação da gamificação ao ensino jurídico brasileiro. O objetivo é investigar a existência de propostas e casos recentes e bem-sucedidos da utilização da gamificação digital, isto é, com a utilização de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), no ensino jurídico brasileiro. O método de abordagem utilizado foi o indutivo e a técnica de pesquisa consistiu na revisão bibliográfica. Confirmando a hipótese inicial, constatou-se a existência de propostas e casos bem-sucedidos de uso da gamificação no ensino do Direito. Concluiu-se, diante da pesquisa realizada, que a utilização da gamificação é uma alternativa interessante e viável de metodologia ativa para os docentes aumentarem a participação de alunos durante as aulas, sobretudo em um cenário de Quarta Revolução Industrial e de incorporação das TICs ao processo de ensino-aprendizagem.