DES)IGUALDADE SOCIAL NO BRASIL À LUZ DA EDUCAÇÃO NO CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19

Authors

  • Rafael Ribeiro de Macedo Universidade Cesumar - UniCesumar
  • Daniela Menengoti Ribeiro Universidade Cesumar - UniCesumar

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p369-382

Abstract

Essa pesquisa tem como objetivo analisar a existência da desigualdade social no Brasil no âmbito da educação. O problema da pesquisa é: como a desigualdade social na educação em tempos de pandemia da COVID-19 afetaram a vida de crianças e adolescentes? Com a chegada da pandemia em terras brasileiras no início de 2020 e perpetuando até 2021 e 2022, fato esse do qual nenhum país se encontrava preparado para tal fenômeno, ficou evidente que o Brasil percorre por dramática crise sanitária, econômica e social. Nesses termos, a metodologia utilizada foi através de pesquisa quantitativa e bibliográfica, sendo as principais fontes, artigos publicados em revistas em meio eletrônico, matéria e textos de plataformas na área de educação, solidificando os argumentos aqui apresentados, com o intuito de investigar, analisar e demonstrar o agravamento da desigualdade na educação, desde o ensino básico ao superior, e ainda, de que forma essa problemática afeta não apenas a vida em particular do indivíduo, como também atinge a sociedade coletivamente. Outrossim, verificar qual o plano de recuperação pós pandemia para resgatar o que se perdeu durante esse período pandêmico. Em conclusão, a falta de acesso à educação de qualidade fortalece o ciclo de desigualdade social, já que indivíduos com pouco ou menos estudo dificilmente conseguem mudar sua condição ao longo da vida, enquanto aqueles que nascem com maior renda podem estudar mais e, por consequência, se tornarem adultos com condições financeiras e sociais melhores.

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Published

2023-07-28

How to Cite

Ribeiro de Macedo, R., & Ribeiro, D. M. (2023). DES)IGUALDADE SOCIAL NO BRASIL À LUZ DA EDUCAÇÃO NO CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 10(1), 369–382. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p369-382