INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE O CORPO FEMININO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p385-400Abstract
A imagem corporal é uma construção social e a mídia, por sua vez, apresenta-se como grande influenciadora no que diz respeito à percepção das mulheres sobre o próprio corpo. O objetivo do artigo é revisar publicações científicas que avaliem a influência da mídia na concepção e/ou insatisfação corporal de indivíduos do sexo feminino. Esse estudo é uma revisão sistemática realizada nos bancos de dados: Lilacs, SciELO, Directory of open Access Journal e Pepsic, os descritores utilizados foram: imagem corporal e mídia. Foram selecionados 13 artigos publicados em português. Diante de tantas ocorrências causadas pela mídia, observa-se que ela tem grande influência na insatisfação corporal. A maioria dos estudos são realizados nos âmbitos educacionais. E há uma prevalência de jovens adultos. Dado que a mídia apresenta influências positivas e negativas para a sociedade, os resultados obtidos nesta revisão mostram que a mídia tem influência negativa na concepção corporal das mulheres.