TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p512-526

Palavras-chave:

Tecnologias da informação e comunicação. Ensino da matemática. Formação docente.

Resumo

este artigo discute o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental I. Como metodologia, utilizamos o estudo teórico-bibliográfico, de cunho qualitativo, apresentando estudiosos que tratam as seguintes temáticas: ensino da matemática, tecnologias, políticas educacionais e formação docente. Mesmo se tratando de um estudo teórico, as análises servem de base para que seja possível expandir a análise para realidades mais amplas. Os resultados da pesquisa apontam a importância dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, embora muitos professores não se sintam confortáveis em utilizá-los, pois não se sentem capacitados, apesar de considerarem esses recursos de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Martins da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagogo (UECE).

Jarles Lopes de Medeiros, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), vinculado à Linha de Pesquisa História e Educação Comparada (LHEC). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), licenciado em Língua Portuguesa pela Faculdade da Grande Fortaleza (FGF) e especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC). Professor do Curso de Pedagogia da UECE e professor de Língua Portuguesa vinculado à Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Tutor do Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UECE).

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

Silva, I. M. da, & Medeiros, J. L. de. (2021). TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 512–526. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p512-526