OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA INCLUSÃO NOS MUSEUS DE CIÊNCIAS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n1p73-89Palavras-chave:
Inclusão. Museus de Ciências. Educação museal. Educação inclusiva.Resumo
O presente estudo busca contribuir para que se ampliem as discussões no tocante à Inclusão nos Museus de Ciências. O objetivo deste trabalho foi analisar quais são os desafios da inclusão do público com deficiência nos espaços museais e quais as contribuições dessa prática. A pesquisa é qualitativa do tipo hermenêutica fenomenológica que busca compreender a realidade e as suas implicações. Como técnica de constituição de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com um coordenador/diretor dos Museus de Ciências acessíveis de cada uma das cinco regiões geográficas do Brasil. Os dados foram analisados segundo a perspectiva da Análise de Conteúdo, tendo como unidade de registro o tema, sistematizado em categorias emergentes da análise. Os resultados mostraram que os desafios da inclusão do público com deficiência nos espaços museais estão relacionados à dificuldade de acesso, inerente às barreiras físicas, arquitetônicas e estruturais; falta de recursos para implementação de medidas de acessibilidade que influenciam diretamente na inclusão; falta de formação dos mediadores para atender às demandas do público; barreiras comunicacionais e a pouca participação do público alvo na formulação de políticas e medidas de inclusão. Ressalta-se que a inclusão rompe com a visão elitizada dessas instituições e promove um cenário de diálogo e pertencimento a todas as pessoas. Apesar das dificuldades, é dever das instituições adotarem medidas que ampliem o acesso e incluam o visitante, haja visto que visitar um museu não significa, apenas, acessar o espaço, mas sim, a possibilidade de experimentar e vivenciar o ambiente, de forma segura e autônoma.Downloads
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Publicado
2021-03-26
Como Citar
Schuindt, C. C., & Silveira, C. (2021). OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA INCLUSÃO NOS MUSEUS DE CIÊNCIAS BRASILEIROS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(1), 73–89. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n1p73-89
Edição
Seção
NÚMERO TEMÁTICO – DEFICIÊNCIA, ACESSIBILIDADE E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA