LAZER DE CRIANÇAS BRASILEIRAS: ANÁLISE SOBRE O DIREITO AO LAZER

Autores

  • Sheylazarth presciliana Ribeiro Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Luciano Coelho UEMG
  • Aládia Medina PUC - MG
  • Helder Isayama UFMG
  • Edmur Stoppa USP

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p71-86

Palavras-chave:

Crianças. Atividades de lazer. Direitos

Resumo

Nesse artigo apresentamos análises do que crianças fazem como lazer, o que gostariam de fazer e não fazem como lazer, o que fazem como obrigação, bem como obstáculos para vivências do lazer. O estudo tem nível de confiança de 95%, com amostragem total de 2400 entrevistas, sendo 211 com crianças (7-10 anos) das cinco regiões brasileiras realizadas pela técnica de survey. No Brasil, o lazer se apresenta como direito social para as crianças fortalecendo a perspectiva internacional dos Direitos Humanos. As crianças brasileiras como obrigação apresentam a escola como resposta mais frequente seguida pelos afazeres domésticos. Quanto ao que fazem como lazer, os interesses físico-esportivos são atividades frequentes no fim de semana, e, durante a semana, apresentamos a necessidade de mais dados sobre infância e mídias de internet. Quanto às barreiras para viver o lazer, a falta de recurso financeiro e de tempo foram apontados como os grandes empecilhos.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Ribeiro, S. presciliana, Coelho, L., Medina, A., Isayama, H., & Stoppa, E. (2021). LAZER DE CRIANÇAS BRASILEIRAS: ANÁLISE SOBRE O DIREITO AO LAZER. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 71–86. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p71-86