A leitura iluminista de Kant e Hegel para a interpretação da História Universal
Palavras-chave:
História Universal, Razão, Fio Condutor, Kant, Hegel
Resumo
O objetivo deste artigo é realizar um percurso panorâmico por dois pontos de partidas que fundamentam compreensões e racionalidades que embasam leituras acerca da História universal. A partir dessa chave de leitura podemos vislumbrar dois modos predominantes de interpretação da História universal marcados por dois filósofos, a saber, Immanuel Kant e Friedrich Hegel. Cada um desses autores fundamenta seus programas teóricos com noções de Razão e História que marcam distinções no modo de compreender e interpretar a processualidade do tempo e da trajetória do homem na cultura.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-06-28
Como Citar
Lima Prudente, S. E. (2013). A leitura iluminista de Kant e Hegel para a interpretação da História Universal. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 1(3), 9-20. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2013v1n3p9-20
Edição
Seção
Artigos
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.