Construindo uma estratégia: o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta estratégica em um curso de idiomas da cidade de Feira de Santana-BA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2013v2n1p47-59Palavras-chave:
Gestão Estratégica, Balanced Scorecard, processoResumo
O presente artigo tem como principal propósito conhecer e interpretar a realidade do processo de formulação de uma estratégia com a utilização do Balanced Scorecard – BSC, em uma escola de idiomas na cidade de Feira de Santana-Ba.Como procedimento metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e após embasamento teórico desenvolveu-se estudo de caso com pesquisa in loco na escola, objeto deste estudo. Como resultado, verificou-se que a utilização do BSC permitiu a articulação da estratégia e auxiliou no alinhamento das diligências grupais, das específicas por cargo e das iniciativas organizacionais, desde quando o mapa e os quadros geraram uma visualização mental essencial para o desenvolvimento da respectiva trajetória estratégica. Concluiu-se, portanto, que o BSC pode ser aplicado em organizações pequenas baseado em termos similares aos utilizados em grandes organizações apoiando e viabilizando a formulação da estratégia.