DIÁLOGOS SOBRE A EXPOSIÇÃO “OCEANOS”: UM ESTUDO COM FAMÍLIAS NO MUSEU DA VIDA.
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p103-114Palavras-chave:
Oceanos, divulgação científica, exposição interativa, museu de ciência, educação não formal.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo com famílias que visitaram a exposição “Oceanos” no Museu da Vida, um museu interativo no Rio de Janeiro. A exposição teve como objetivo informar e sensibilizar o público sobre os oceanos abordando sua diversidade ambiental, riqueza e biodiversidade e a ameaça a sua preservação representada pelas atividades antropogênicas. As visitas de dez grupos familiares foram registradas em vídeo e suas conversas analisadas utilizando o software Dedoose® buscando compreender os processos de apropriação da exposição por parte dos visitantes. A exposição “Oceanos” conseguiu atrair a atenção dos visitantes, que se mantiveram bastante interessados e focados na experiência durante toda a visita. Os resultados sugerem que houve uma apropriação dos conteúdos da exposição, por parte dos grupos familiares, num processo colaborativo socialmente mediado e que o objetivo de sensibilizar o público para questões ambientais, como por exemplo o lixo marinho, foi alcançado.Downloads
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Publicado
2019-03-01
Como Citar
Guimarães, V. F., Massarani, L., Velloso, R., & Amorim, D. (2019). DIÁLOGOS SOBRE A EXPOSIÇÃO “OCEANOS”: UM ESTUDO COM FAMÍLIAS NO MUSEU DA VIDA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(3), 103–114. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p103-114
Edição
Seção
Artigos