IDOSOS HOSPITALIZADOS POR FRATURAS: UM OLHAR SOBRE A ESTRUTURA FAMILIAR E OS ASPECTOS SOCIAIS

Autores

  • Maria Florência dos Santos Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca-Unesp
  • Vivia Santos Santana Universidade Federal de Sergipe - UFS http://orcid.org/0000-0003-0481-9921
  • Suely Souza Duarte
  • Shirleide Araújo Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p93-102

Palavras-chave:

Famílias, Cuidador., idosos, Quedas.

Resumo

A população idosa cresce significativamente, e por ser a família a principal instituição responsável por cuidar de seus membros, a pessoa idosa passa a maior parte do seu tempo convivendo com seus familiares. Assim, procurou-se as principais causas sociais e culturais que podem provocar quedas nas pessoas idosas admitidos em um hospital filantrópico, verificando para tanto a estrutura familiar e a relação existente com os fatores direcionados à queda. A metodologia utilizada teve base na pesquisa bibliográfica e na aplicação de questionário estruturado. Além disso, o trabalho se caracteriza por ter uma natureza descritiva e exploratória, sendo ainda de caráter quantitativo e qualitativo. Diante do exposto, torna-se perceptível como resultado que as pessoas idosas acometidas de quedas, principalmente do sexo feminino, residem com familiares (em sua maioria), ou em alguns casos moram com amigos. O principal local de queda é na própria residência. As famílias são a principal fonte de cuidados das pessoas idosas, sejam estas dependentes ou não; no entanto, elas necessitam de maior orientação para a prestação de cuidados. É necessária uma avaliação socioeconômica da família e da pessoa idosa, de modo que seja possível oferecer subsídios para o planejamento das intervenções da equipe multiprofissional. Desse modo, o Estado estruturou uma rede de suporte para famílias que possuem pessoas idosas e podem necessitar de assistência. É necessário também mais pesquisas sobre a temática e sua divulgação por meio de palestras socioeducativas, o que poderá contribuir para a prevenção e recuperação das pessoas idosas vítimas de quedas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Florência dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca-Unesp

Assistente Social. Doutoranda em Serviço Social pela Unesp Franca/SP/Brasil e Mestra em Serviço Social pela mesma universidade. Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) Demanda Social. Especialista em Terapia Intensiva Adulto na modalidade Multiprofissional em Saúde pela Universidade Tiradentes - UNIT. Membro do “Grupo de Estudos e Pesquisas “Envelhecimento Humano, Políticas Públicas e Sociedade."

Vivia Santos Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes –UNIT. Especialista em Terapia Intensiva Adulto na modalidade Multiprofissional em Saúde pela UNIT. Membro do “Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde – GEPS.” Universidade Federal de Sergipe –UFS/Aracaju/SE/Brasil.

Suely Souza Duarte

Assistente Social Especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional pela Faculdade Amadeus. Foi coordenadora do setor de Serviço Social e preceptora da Residência Multiprofissional em Unidade de Terapia intensiva-UTI da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia. Aracaju/SE/Brasil.

Shirleide Araújo Bezerra

Assistente Social Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias-ULHT-Portugal. Foi preceptora da Residência Multiprofissional em unidade de Terapia intensiva-UTI da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia. Aracaju/SE/Brasil. E-mail: shirleideab@hotmail.com

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

dos Santos, M. F., Santana, V. S., Duarte, S. S., & Bezerra, S. A. (2019). IDOSOS HOSPITALIZADOS POR FRATURAS: UM OLHAR SOBRE A ESTRUTURA FAMILIAR E OS ASPECTOS SOCIAIS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(3), 93–102. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p93-102

Edição

Seção

Artigos