PROESPORTE e a política de incentivo ao esporte na gestão estadual de Goiás: Um estudo descritivo sobre os limites e as possibilidades existentes nas políticas públicas para o esporte goiano.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p115-130

Palavras-chave:

Esporte, Política Pública, Administração Pública

Resumo

O presente estudo enfoca as políticas públicas de esporte no contexto goiano, em especial sobre a política estadual de incentivo ao esporte instituída a partir da Lei no 14.546/2003 e tem por objetivo compreender o resultado das decisões engendradas ao longo do ciclo político no processo de construção de políticas públicas de esporte em Goiás. Pode-se constatar que como ocorre na esfera federal, no estado de Goiás a coalizão pró-EAR mantêm-se hegemônica e destaca-se enquanto esporte preponderante o futebol, uma vez que clubes esportivos de futebol têm recebido elevados valores de financiamento estadual através do PROESPORTE. Ou seja, por mais que as coalizões alternativas tendem a influenciar na nova conformação esportiva e na construção política, através da inclusão de novas dimensões esportivas vinculadas a concepção universalista, o mercado e os grandes “coronéis” do esporte ainda não “penduraram suas chuteiras”, mas pelo contrário têm mantido suas “chuteiras” fortemente ativas nesse jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ramos Parreira, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Sociologia (UFG), Mestra em Ciência Política (UFG), Cientista Social (UFG) e graduada em Licenciatura Plena em Educação Física (UEG). Servidora Pública na Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Goiás. Atua na Coordenação Estadual de Vigilância e Promoção da Saúde.

João Paulo Valim, Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Goiás

Graduado em Educação Física (UNIVERSO) , Especialista em Treinamento Funcional e Condicionamento Físico (UNILEYA).

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

Parreira, F. R., & Valim, J. P. (2019). PROESPORTE e a política de incentivo ao esporte na gestão estadual de Goiás: Um estudo descritivo sobre os limites e as possibilidades existentes nas políticas públicas para o esporte goiano. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(3), 115–130. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p115-130

Edição

Seção

Artigos