EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTEL: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA INSERÇÃO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA

Autores

  • ANABELA MAURÍCIO DE SANTANA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p9-20

Palavras-chave:

Educação. Socioambiental. Serviço Social

Resumo

O presente texto tem o intuito de discutir e contribuir com reflexões acerca da importância da educação socioambiental refletindo e considerando a inserção do (a) profissional de serviço social no ambiente escolar, bem como as possibilidades de atuação do assistente social no âmbito das questões socioambientais. Para alcançar tal proposta, a presente pesquisa partiu do objetivo de analisar o debate teórico acerca da inserção do (a) assistente social no ambiente escolar, tendo como base a discussão acerca das dificuldades para a inserção do (a) assistente social na escola, a contribuição desse profissional na área de Educação Ambiental, bem como sobre o seu papel no ambiente escolar. Através do estudo tornou-se possível apontar que o assistente social pode, por meio da intervenção e da mediação, trabalhar nessa área relativamente nova para a profissão, observando que podemos visualizar o ambiente escolar e a educação socioambiental como um novo desafio à categoria profissional, que deve munir-se de instrumentos com o objetivo de aplicar algumas ações frente às demandas trazidas pela questão referida. Assim, afirmamos a necessidade dessa categoria qualificar sua inserção no debate em torno da temática emergente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANABELA MAURÍCIO DE SANTANA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Mestrado em Educação pelo Núcleo de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2014), graduação em Serviço Social pela Universidade Tiradentes (2007), especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França (2009). Participa do Grupo de Pesquisa do CNPq: “Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero” e do Grupo "Gênero, Família e Violência" - UNIT.

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

MAURÍCIO DE SANTANA, A. (2019). EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTEL: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA INSERÇÃO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(3), 9–20. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p9-20

Edição

Seção

Artigos