ENTRADAS E SAÍDAS DA HETERONORMATIVIDADE NA SÉRIE BRITÂNICA HIT & MISS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO TRANSEXUAL

Autores

  • Marília Milhomem Universidade Federal do Maranhão
  • Rarielle Rodrigues Universidade Federal do Maranhão
  • Sandra Maria Nascimento Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n1p9-20

Palavras-chave:

Heteronormatividade, Gênero, Transexualidade

Resumo

A série televisiva britânica Hit & Miss escrita por Paul Abbott, surgiu de dois projetos diferentes que estavam sendo desenvolvidos: um era sobre um matador de aluguel e o outro sobre a história de um transexual. O objetivo deste trabalho é refletir sobre os discursos em torno da personagem transexual Mia e o seu processo de entrada, saída e desconstrução de um discurso heteronormativo que sempre a cerca, a partir de suas relações com os outros personagens da trama. Para tanto, tomamos como base as contribuições de Butler (2016), Lauretis (1994) e Scott (2005) para as discussões de gênero e os estudos de Foucault (2015) para a construção de uma base crítica de análise dos discursos dos personagens da série.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Milhomem, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Letras e Pedagogia.

Rarielle Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade; Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão e Graduada em Ciências Sociais e Educação Física.

Sandra Maria Nascimento, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente ministra aulas e orienta trabalhos de alunos da Graduação e Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Mestrado Interdisciplinar Cultura e Sociedade na Universidade Federal do Maranhão. Coordena Grupo de Estudos e Pesquisas nas temáticas de gênero, sexualidade, identidade e memória.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Milhomem, M., Rodrigues, R., & Nascimento, S. M. (2018). ENTRADAS E SAÍDAS DA HETERONORMATIVIDADE NA SÉRIE BRITÂNICA HIT & MISS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO TRANSEXUAL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(1), 9–20. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v7n1p9-20

Edição

Seção

Artigos