CLUBE DE CIÊNCIAS: DISCUTINDO GÊNERO, IDENTIDADE E A VALORIZAÇÃO-INSERÇÃO DE MENINAS NO CAMPO CIENTÍFICO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p69-80Palavras-chave:
Gênero, Ciência, Clube de Ciências, Meninas na Ciência, IdentidadeResumo
O presente artigo visa apresentar os resultados parciais de uma aplicação realizada no grupo/projeto L.I.R.A. sobre a percepção de um grupo de meninas a respeito do papel delas na sociedade e nas ciências, bem como refletir sobre como essa percepção, tanto de si quanto do outro, afeta a construção de suas identidades. A análise dos dados foi feita através de uma metodologia qualitativa com a aplicação de um grupo focal que teve como foco o discurso das participantes sobre o tema pesquisado. Os resultados parciais demonstraram que embora as meninas apresentem interesse por ciências e por algumas de suas áreas específicas: matemática, engenharia entre outras, sofrem preconceito de gênero por parte de amigos e familiares por esses não acreditarem em sua capacidade. Logo, a discussão sobre essa tema se mostrou de grande relevância não só para os objetivos da pesquisa, mas também para incentivar as meninas a pensarem sobre essa temática e se inserirem na área científica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-03-01
Como Citar
Silva Andrade, M. E., Hora da Silva, A. C., Teixeira Araújo, P., de Bastos Vieira, R. M., & de Carvalho Piassi, L. P. (2019). CLUBE DE CIÊNCIAS: DISCUTINDO GÊNERO, IDENTIDADE E A VALORIZAÇÃO-INSERÇÃO DE MENINAS NO CAMPO CIENTÍFICO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(3), 69–80. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p69-80
Edição
Seção
Artigos