EROTISMO EM CONTEXTOS (DÊS) INSTITUCIONAIS: AEROMOÇAS DA VARIG NA PLAYBOY

Autores

  • Carolina Castellitti Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p21-32

Palavras-chave:

aeromoças, erotismo, gênero, agência

Resumo

O presente artigo realiza uma análise antropológica de um ensaio fotográfico realizado por três aeromoças da Varig para a revista Playboy, em 2006. Além das fotos, o material empírico analisado (jornais e blogs) problematiza a repercussão pública do ensaio, a partir do contraste com os discursos das protagonistas. Em diálogo com os debates do pensamento feminista dos anos 1960 e 70, e recuperando algumas contribuições contemporâneas relativas à noção de agência nos estudos de gênero, dou atenção ao contexto das fotos assim como às falas das protagonistas, para problematizar a imagem de vítimas produzida pela mídia. Espero, desse modo, contribuir com uma perspectiva que, em lugar de pensar as desigualdades de gênero de um modo rígido, considere a posição social dos sujeitos nas hierarquias múltiplas de poder, para enxergar outros tipos de desejos, vontades, estratégias e agências.

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Biografia do Autor

Carolina Castellitti, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional (UFRJ)

Licenciada em Sociologia (UNL,Argentina) e Doutoranda em Antropologia Social (PPGAS-MN-UFRJ).

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Publicado

2019-03-01

Como Citar

Castellitti, C. (2019). EROTISMO EM CONTEXTOS (DÊS) INSTITUCIONAIS: AEROMOÇAS DA VARIG NA PLAYBOY. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(3), 21–32. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p21-32

Edição

Seção

Artigos