O descaminho do ensino da gramática

Autores

  • Carlos Alexandre N. Aragão

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2012v1n1p31-38

Palavras-chave:

Gramática, Ensino, História

Resumo

O presente texto faz uma abordagem acerca da institucionalização da gramática e da sua perpetuação há vários séculos no espaço escolar. Pelo que se tem examinado, percebe-se que o professor de Língua Portuguesa e a sociedade em geral ainda estão pautados em práticas tradicionais de ensino, mais precisamente, no ensino da Gramática Normativa, corroborando a perspectiva do “certo” versus o “errado”. Tal abordagem, por seu turno, advém de uma visão de norma postulada desde os gregos que adentrou no universo escolar e social como um poder que jamais poderá ser questionado. Com efeito, tem provocado um grande quantitativo de desistência por parte do estudante, no âmbito da Escola Pública, haja vista a repetição de exercícios estruturais, fazendo com que ele não perceba a língua como dinâmica, histórica e dialógica. Esse pensamento vai além dos muros escolares e é concebido pela mídia, como foi a discussão sobre o livro didático “Por uma vida melhor”.

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Biografia do Autor

Carlos Alexandre N. Aragão

Professor universitário do Curso de Comunicação Social na Universidade Tiradentes - Unit/SET, Supervisor de conteúdos midiáticos do NEAD/UNIT e Mestrando em Educação.Com 18 anos de experiência na área de editoração eletrônica e processos gráficos.

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Publicado

2012-09-29

Como Citar

Aragão, C. A. N. (2012). O descaminho do ensino da gramática. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 1(1), 31–38. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2012v1n1p31-38

Edição

Seção

Artigos