O descaminho do ensino da gramática
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2012v1n1p31-38Palavras-chave:
Gramática, Ensino, HistóriaResumo
O presente texto faz uma abordagem acerca da institucionalização da gramática e da sua perpetuação há vários séculos no espaço escolar. Pelo que se tem examinado, percebe-se que o professor de Língua Portuguesa e a sociedade em geral ainda estão pautados em práticas tradicionais de ensino, mais precisamente, no ensino da Gramática Normativa, corroborando a perspectiva do “certo” versus o “errado”. Tal abordagem, por seu turno, advém de uma visão de norma postulada desde os gregos que adentrou no universo escolar e social como um poder que jamais poderá ser questionado. Com efeito, tem provocado um grande quantitativo de desistência por parte do estudante, no âmbito da Escola Pública, haja vista a repetição de exercícios estruturais, fazendo com que ele não perceba a língua como dinâmica, histórica e dialógica. Esse pensamento vai além dos muros escolares e é concebido pela mídia, como foi a discussão sobre o livro didático “Por uma vida melhor”.