POLÍTICAS PÚBLICAS DO CENTRO DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO: INTEGRAÇÃO OU INCLUSÃO ESCOLAR?
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p33-46Palavras-chave:
Políticas Públicas Educacionais. Plano Nacional de Educação. Educação Especial. Inclusão Escolar.Resumo
A Meta 4 do Plano Nacional de Educação no Brasil (2014-2024) se propõe a assegurar os direitos educacionais das pessoas com deficiência, com a garantia de sistema educacional inclusivo e serviços especializados, públicos ou conveniados. O objetivo deste artigo é estudar as condições de implantação das políticas públicas em Educação Especial desenvolvidas pelo Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão - CEFAI, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo/SP, de forma a identificar princípios e características que indiquem práticas de integração ou inclusão escolar. Para tal, foi realizada a análise dos documentos oficiais referentes a esta instituição, complementada pela bibliografia específica sobre o tema. Os resultados indicam que as políticas de atendimento do CEFAI se coadunam à perspectiva de educação inclusiva, a qual garante o acesso e permanência das crianças e jovens com necessidades educacionais especiais em salas de aulas regulares de ensino sem, contudo, ser uma prática inteiramente consolidada.Downloads
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Publicado
2019-03-01
Como Citar
de Oliveira Huertas, A. P., Florencio da Silva, M. C., & Candia Hollnagel, H. (2019). POLÍTICAS PÚBLICAS DO CENTRO DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO: INTEGRAÇÃO OU INCLUSÃO ESCOLAR?. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(3), 33–46. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p33-46
Edição
Seção
Artigos