POLÍTICAS PÚBLICAS DO CENTRO DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO: INTEGRAÇÃO OU INCLUSÃO ESCOLAR?

Autores

  • Andreia Patricia de Oliveira Huertas Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Maria Camila Florencio da Silva FGV/ EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.
  • Heloisa Candia Hollnagel Universidade Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-5360-6271

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p33-46

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais. Plano Nacional de Educação. Educação Especial. Inclusão Escolar.

Resumo

A Meta 4 do Plano Nacional de Educação no Brasil (2014-2024) se propõe a assegurar os direitos educacionais das pessoas com deficiência, com a garantia de sistema educacional inclusivo e serviços especializados, públicos ou conveniados. O objetivo deste artigo é estudar as condições de implantação das políticas públicas em Educação Especial desenvolvidas pelo Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão - CEFAI, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo/SP, de forma a identificar princípios e características que indiquem práticas de integração ou inclusão escolar. Para tal, foi realizada a análise dos documentos oficiais referentes a esta instituição, complementada pela bibliografia específica sobre o tema. Os resultados indicam que as políticas de atendimento do CEFAI se coadunam à perspectiva de educação inclusiva, a qual garante o acesso e permanência das crianças e jovens com necessidades educacionais especiais em salas de aulas regulares de ensino sem, contudo, ser uma prática inteiramente consolidada.

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Biografia do Autor

Andreia Patricia de Oliveira Huertas, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Especialização em Gestão Publica pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil(2016) Supervisor Escolar da Prefeitura Municipal de São Paulo , Brasil

Maria Camila Florencio da Silva, FGV/ EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Mestrado em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Brasil(2014) Pesquisadora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas , Brasil

Heloisa Candia Hollnagel, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e em Matemática com ênfase em Informática pela Universidade Paulista - UNIP (2012), Especialista em Educação a Distância, com ênfase na docência e na tutoria em EAD (modalidade em EAD)- PUCRS (2013), Mestre (1994) e Doutora (2000) em Ciências pela Universidade de São Paulo. Desde 2001 atua em ensino, pesquisa e extensão, inclusive na Modalidade EaD, exercendo cargos de coordenação desde 2005. É professora Adjunto 2 da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Campus Osasco com atividades administrativas (vice-coordenação do Bacharelado em Ciências Contábeis) e disciplinas na graduação, no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas e Organizações Públicas (Ensino Superior e Desenvolvimento no Brasil) e na Especialização Lato sensu UAB- PNAP em Gestão Pública (Metodologia da Pesquisa) onde também é coordenadora-adjunta. Faz parte do banco de Avaliadores ad hoc do INEP desde 2010 para autorização, reconhecimento e renovação de cursos de licenciatura, bacharelados e tecnológicos.

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Publicado

2019-03-01

Como Citar

de Oliveira Huertas, A. P., Florencio da Silva, M. C., & Candia Hollnagel, H. (2019). POLÍTICAS PÚBLICAS DO CENTRO DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO: INTEGRAÇÃO OU INCLUSÃO ESCOLAR?. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(3), 33–46. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p33-46

Edição

Seção

Artigos