RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p143-153Palavras-chave:
Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização.Resumo
RESUMO
Este artigo configura-se como uma análise de base compreensiva interpretativa das relações étnico-raciais no contexto da educação escolar. Tem-se como objeto empírico a prática pedagógica e sua relação com a efetivação da Lei n.º 10.639/03. Assim, realizou-se um estudo bibliográfico a partir das contribuições de Martins (2011), Munanga (2012), Gomes (2008), Hall (2011), que colaboraram para a compreensão da temática referente às relações étnico-raciais no contexto escolar. Dessa forma, objetiva conhecer a prática pedagógica desenvolvida na educação básica e as relações estabelecidas/construídas para a efetivação da Lei nº 10.639/03, concernente à inserção do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. Para tanto, as fontes utilizadas constituem-se de natureza bibliográfica, com metodologia de cunho discursivo-interpretativo, a partir da problematização de tópicos correlatos, a saber: o dispositivo legal (Lei n.º 10.639/03 e sua efetivação no cotidiano escolar); aproximações necessárias entre práticas pedagógicas e a educação contextualizada.
PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Prática pedagógica. Contextualização.