CONTEXTOS, CULTURA E SUBALTERNIDADE NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2015v4n2p63-72Palavras-chave:
cultura, cinema, subalternidade.Resumo
Este trabalho objetiva discutir, primeiramente, algumas questões sobre cultura e cultura popular para, posteriormente, refletir sobre os processos de (re)construção de regimes discursivos da subalternidade pelo cinema brasileiro contemporâneo nas décadas de 1990 a 2010, tendo em vista as circunstâncias de produção articuladas ao contexto sócio-histórico. O aporte teórico-crítico são os estudos culturais e os estudos sobre cinema brasileiro. Parte-se da ideia de que filmes como “Os Matadores” (BRANT, 1997), “Cidade de Deus” (MEIRELLES, 2002), “Tropa de Elite” (PADILHA, 2007), “Tropa de Elite 2” (PADILHA, 2010) e “O Som ao Redor” (MENDONÇA, 2012), (re)inventam regimes discursivos da subalternidade, fornecendo subsídios para a compreensão da cultura popular.