Um breve ensaio da psicologia acerca do comportamento consumista na sociedade atual

Autores

  • Matheus Batalha Moreira Nery Universidade Tiradentes
  • Carla Adelle Santos Menêses Graduanda na Universidade Tiradentes
  • Thallita Katiussia Santana Torres Graduanda da Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2012v1n1p53-62

Palavras-chave:

Consumo, Sociedade, Psicologia

Resumo

Na sociedade contemporânea o consumo vem sendo visto como uma atividade complexa e o pensamento sociológico e psicológico sobre ele apresentam diversos caminhos para a investigação. O presente artigo tem o objetivo de discutir algumas das diversas relações entre consumo, cultura e sociedade, por meio de uma reflexão sobre a dimensão individual e social do consumo, bem como, o consumo como transtorno compulsivo. Para tanto, várias perspectivas conceituais serão utilizadas, de forma a apresentar um quadro ampliado das discussões sobre o assunto na psicologia, sociologia, antropologia e, a partir dessa contextualização mais vasta, alcançar uma possível categorização das dimensões sociais do consumo, de suas características e das maneiras pelas quais elas são vividas na sociedade.

Downloads

Biografia do Autor

Matheus Batalha Moreira Nery, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tiradentes (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professor Titular da Universidade Tiradentes, instituição onde é responsável pela Coordenação de Pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para educação; desenvolvimento acadêmico e vida estudatil; desenvolvimento de instrumentos de gestão acadêmica; epistemologia e metodologia científica para psicologia.

Downloads

Publicado

2012-09-29

Como Citar

Nery, M. B. M., Menêses, C. A. S., & Torres, T. K. S. (2012). Um breve ensaio da psicologia acerca do comportamento consumista na sociedade atual. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 1(1), 53–62. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2012v1n1p53-62

Edição

Seção

Artigos