QUALIDADE EM ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER E TURISMO EM BELÉM (PA): UMA AVALIAÇÃO

Autores

  • Flavio Henrique Souza Lobato Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Adailson Soares Dantas Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Rubens da Silva Ferreira Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p37-55

Resumo

Este artigo objetivou avaliar a qualidade de espaços públicos de lazer e turismo no município de Belém (PA).  Por meio de pesquisas bibliográfica e de campo, este estudo foi realizado a partir com base na aplicação do Instrumento de Avaliação da Qualidade de Espaços Públicos, inspirado nas diretrizes da organização Project for Public Spaces. O instrumento contou com quarenta questões, organizadas em quatro qualidades fundamentais: 1) acessos e conexões, 2) conforto e imagem, 3) usos e atividades e 4) sociabilidade. Foram escolhidos dois espaços públicos: 1) Parque Belém Porto Futuro e 2) Orla de Icoaraci. Os resultados permitiram compreender que o Parque, localizado no centro da cidade, obteve classificação “Excelente” para a qualidade do espaço. Por outro lado, a Orla, periférica ao centro, obteve nível de qualidade “Bom”. Constatou-se que o espaço situado no centro da cidade foi mais bem avaliado do que aquele que se encontra mais distante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Henrique Souza Lobato, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), pertencente ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com período sanduíche em andamento na Universidade de Coimbra (2024), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo PPGDSTU/UFPA (2021), Especialista em Planejamento e Gestão Pública em Turismo (2023), Especialista em Geografia e Meio Ambiente (2019) e Bacharel em Turismo pela UFPA (2016), com período sanduíche em Universidade de Coimbra (UC), no curso de Licenciatura em Turismo, Lazer e Patrimônio (2015). 

Adailson Soares Dantas, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal do Pará (2018). Foi bolsista no exterior Capes na University College Dublin, Irlanda (2014 - 2015). Foi Bolsista do projeto de extensão de apoio aos Campi da UFPA, demanda responsável pela infraestrutura do campus da UFPa em Ananindeua (2017 - 2018) no laboratório Cidades na Amazônia (LABCAM/UFPa). É mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) na Universidade Federal do Pará (2021). Especialista em Planejamento e Gestão Pública em Turismo pela Faculdade de Turismo (FacTur) da UFPA. Tem interesse na área de Planejamento Urbano e Regional e Desenvolvimento Sustentável.

Rubens da Silva Ferreira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Ciência da Informação. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento Regional. Especialista em Antropologia. Docente e pesquisador na Faculdade de Turismo da UFPA. 

Publicado

2025-04-01

Como Citar

Lobato, F. H. S., Dantas, A. S., & Ferreira, R. da S. (2025). QUALIDADE EM ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER E TURISMO EM BELÉM (PA): UMA AVALIAÇÃO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(3), 37–55. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p37-55

Edição

Seção

Artigos